sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Complexidade # 16


Há um lado bom em saber que outras pessoas moraram nas suas antigas bagunças, hoje a minha bagunça – meu quarto. Salve a Fritações (agora numa versão sem plaquinha pintada em madrugada fritante)! Mas não é sobre isso que preciso falar.

É sobre uma herança. Presente deixado a lápis num dos lados do meu guarda-roupa, por um desses antigos moradores, já não sei quem...

“STOP! O Mundo parou? Ou meu umbigo está sujo?”




Já parei ali por incontáveis vezes, antes de tomar banho, passando por perto, e tive as mais diversas reações, rindo, divagando, desprezando, valorizando... Muitas vezes parei pra pensar na frase quase imperceptível... Mas talvez, em nenhuma ocasião ela tenha feito tanto sentido quanto hoje, quanto agora, hora em que continuo na minha cama, sem nem acordar direito – cabelos desgrenhados –, já sentado em frente ao computador... Deus salve as novas tecnologias!

Desde ontem estou assim, nostálgico.
Desde ontem estou sentido que preciso variar um pouco, sair do quarto, penso demais quando estou aqui. Minhas preocupações se elevam, multiplicam, crescem, grandes megazords diante de um ranger azul que insiste em apenas ouvir música depressiva – o dia está chuvoso.

Desde ontem preciso sair.
Saí ontem, voltei bem, mas não me deliciei com a chuva. Por que ainda se insiste em ser poético?

Preciso sair de novo.
Preciso sair de mim, o mundo parou, meu umbigo está sujo, e a praga do egocentrismo volta a falar relativamente angustiantemente alto. Incomoda. Leitura que eu não deveria fazer. Procuras que eu não deveria fazer. Ainda sinto culpa? Ainda me angustio?

Não, culpa não.
Angústia, talvez.

Na verdade, rezar um salmo ainda não me basta (mesmo que eu nunca tenha tentado o exercício – fato).
Rezar um salmo talvez não me baste.

O que bastaria?
Chego à conclusão de que o problema da minha própria prepotência não sou eu.
Apenas não posso exigir dos outros que “se submetam”.

Posso me pôr num altar.
Não posso exigir que os outros me adorem.

Posso achar que tenho todas as razões.
Não posso precisar que as outras pessoas as aceitem...
E não era eu mesmo quem dizia que cada um constrói a própria verdade? Como posso não concluir as coisas que eu mesmo concluo?

Enfim, bastaria que eu visse em qualquer canto um quê de significado, um sinal qualquer que fosse... as pessoas ainda tem alguma importância, acabo de crer. Mas não posso exigir nada disso, e me resta o inconformismo depois da procura egocêntrica que, pelo menos neste caso, acho que não deixou de ter razão.

Me resta aprender, sempre, que as coisas não funcionam bem como a gente espera.
Me resta rezar um salmo... e esperar que o tal equilíbrio se faça.

Ainda que seja só na minha cabeça.

26/02/2010

3 comentários:

  1. SENTIMENTOS SE CONFUDEM EM SUA CABEÇA...POSSO NOTAR ISSO DEVIDO A DESORDEM NA ORDEM LOGICA DOS SEUS PENSAMENTO Q Ñ SEGUEM UMA LINHA RETA!
    O Q ME INTRIGA, É A NECESSIDADE CONSTANTE Q VC TEM EM ESPERAR POR SINAIS E SINAIS "ALIAS QUEM Ñ OS ESPERA?"...MAS CHEGA UM PERIODO Q AGENTE PERCEBE Q SINAIS Ñ EXISTE...OU MELHOR, EXISTEM SIM!!! TUDO QUE ACONTECE EM NOSSA VIDA PODE SER UM SINAL...O FATO É Q NINGUEM,NINGUEM É PACAZ D COMPRIENDER OQ ELES DIZEM, OU QUANDO PENSAM Q ENTENDEM ...A INTERPRETAÇÃO FOI ERRADA!!! ISSO É PQ ALGUMAS PESSOAS Ñ SE DÃO CONTA Q "DESTINO SIMPLISMENTE Ñ EXISTE!!...É APENAS UMA DESCULPA A QUAL OS FRACOS RECOREM PARA JUSTIFICAR SUAS PERDAS E DERROTAS!!" DEUS NOS DA O DIREITO D OPITAR ENTRE O CAMINHO CURTO,SIMPLES,LEVE E INFELIZ....E O CAMINHO LONGO,MASSANTE,PESADO E MARAVILHOSO!!! A ESCOLHA É AGENTE QUEM FAZ...DEUS ESTA AKI PARA NOS APOIAR SE O CAMINHO Q AGENTE ESCOLHE NOS FAZ CAIR, ELE NOS DA A MÃO!!!... SE DESTINO EXISTICE...SE DEUS REALMENTE ESCREVECE OQ SERIA D CADA UM D SEUS FILHOS...Ñ EXISTIRIA: MARGINAIS,BANDIDOS,GAYS,ETC ETC ETC....
    POR TANTO, Ñ ESPERE SINAL,Ñ ESPERE, NEM SE CONFORME COM O "DESTINO" QUANDO OQ VC QUER É OUTRA COISA...PQ SE VC FECHA OS OLHOS VC PODE ESTAR CONDENANDO SUA PROPRIA FELICIDADE!!! FAÇA SUA ESCOLHA...E PARE D FRITAR SOZINHO NO QUARTO!!!! SEU DESTINO VC É QUEM FAZZZ!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Desculpa, por mais que pareça de dor o seu texto, mas em certas horas me mantinha com um sorriso pregado no rosto, suspiros saiam ao mesmo tempos que os dentes se mostravam. Acho que esse texto seja o mais semelhante à minha personalidade. Tenho meu egocêntrismo elevado a graus altísssimos dentro da minha cabeça. Por vezes deixo que eles se escapem, por vezes me boto num altar que ninguém louva, e por vezes me mantenho desiludido pensando por que ninguém veio me adorar, se "meu umbigo anda tão limpo".
    Solução pra isso não há, e acho necessário que não haja, a certas proporções todos somos extremamente egocêntricos dentro da própria cabeça, caso contrário seriamos freiras ou padres ou adoradores do capeta (variando na concepção), quiçá pais/mães. Enquanto somos sós pensamos no nosso umbigo primeiro, porque não tem ninguém que vá manter ele, no mínimo, vivo, se não for a gente, que for lá pra alimentar e se manter vivo. Logo o egocêntrismo é proteção que a própria natureza nos dá.

    ResponderExcluir
  3. Confusão bagunçada. Eis uma mente explícita por/na complexidade.
    À vontade. Cliks num clik.

    ResponderExcluir